October 1, 2023

Mas afinal, como funciona o College público no Canadá? E principalmente, quais as vantagens?

Para começar, apesar de o nome ser College Público não se engane: ele não é gratuito. Público aqui quer dizer que a instituição recebe dinheiro do governo. Colleges públicos são maiores, possuem mais opções de cursos, mais serviços aos estudantes e tem melhor infra-estrutura como residência, bibliotecas, laboratórios, etc.  Nós trabalhamos com 95% deles. Então, qualquer que seja seu projeto, é muito provável que a melhor opção esteja em um College Público. E você não estará sozinho! Os Colleges Públicos pertencem ao grupo de escolas que os Canadenses frequentam e dessa forma, há um mix de estudantes nativos e internacionais. Isso significa que, na realidade, sobra uma pequena parcela de vagas para estudantes internacionais. Por isso, o processo seletivo é mais rigoroso, além de que as datas de início são fixas. Ocorrem normalmente em Setembro, Janeiro e Maio, sendo que nem todos os cursos estão disponíveis para começar nessas datas. Alguns só podem ser iniciados no outono (Setembro).

E dá pra estudar e trabalhar?

Dá sim! Durante o período de estudos, o aluno receberá permissão para estudar e trabalhar, e seu cônjuge também poderá trabalhar. Os filhos poderão estudar gratuitamente numa escola pública desde que estejam em idade escolar.  Quem faz um curso em College Público pode solicitar o Post Graduation Work Permit (PGWP).

Isso permite que o estudante permaneça no Canadá e trabalhe em tempo integral, em período de até três anos após a conclusão do curso. A duração da permissão de trabalho dependerá da duração do seu programa. O estudante não precisa ter uma oferta de emprego para se candidatar e pode solicitar PGWP. Mas é importante saber que PGWP só se aplica uma vez. O cônjuge e filhos poderão continuar no país, acompanhando o estudante que receber PGWP.

Se você tem planos de imigrar, o college público é o mais indicado. A anuidade nesse tipo de instituição custa uma média de CAD$15.000 a CAD$30.000, podendo chegar em até CAD$70.000 por ano. É preciso ter um nível de inglês mais alto do que o exigido para ingressar num college privado. A maioria pede nota de IELTS 6.5, mas há alguns que podem aceitar uma nota inferior a essa. Confira aqui qual College faz mais sentido para o seu projeto.

E o college privado, como funciona?

Ao contrário do college público, o privado não recebe ajuda financeira do governo. Geralmente são instituições menores e oferecem uma quantidade limitada de cursos. Para um estudante internacional, as principais vantagens do college privado são: exigência de um nível menor de inglês e cursos são mais acessíveis financeiramente do que num College Público.

No momento há cursos de 1 ano que custam a partir de CAD$6.000.  O estudante recebe permissão para trabalhar enquanto estuda, mas essa permissão termina junto com o curso. Assim, não é possível solicitar PGWP, salvo em algumas situações de acordo com curso que fizer. Pelas leis atuais, nesse tipo de instituição, o cônjuge não tem direito a receber uma permissão de trabalho e seus filhos podem não ter direito à escola gratuita. Mesmo assim, a grande maioria dos estudantes, só por terem o visto de estudos, consegue matricular o menor já em solo canadense.

De qualquer forma, o college privado pode ser interessante se você quer ir para o Canadá para estudar e trabalhar. Também serve como aperfeiçoamento profissional, se o seu plano é voltar ao Brasil ou mudar de área dentro do Canadá. Nada impede que, depois dele, você faça um curso num college público, se achar que é válido. Muitos cursos permitem que se eliminem matérias para realizar uma graduação após o término do Coop. A graduação também pode lhe conceder pontos extras no Express Entry. Não foque apenas no PGWP, há inúmeras outras formas de imigrar e dos seus projetos se tornarem realidade.

Temos um time bom e pronto para lhe atender e estudar a melhor opção pra você.

Vamos marcar um atendimento para falarmos sobre? Chama a gente no WhatsApp

Logotipo da empresa.
Contate-nos
+55 (11) 4214-7545
+55 (11) 94709-9678
Av. Paulista, 2073
Cj. 1102Horsa 1 - Conjunto Nacional
São Paulo - SP
Todos os direitos reservados © Ana Galdino Assessoria