October 1, 2023

Leve seu pet para o Canadá!

Sua viagem será ainda melhor se seu pet participar!

Segue uma versão resumida de todo o passo a passo para você que também deseja levar um animal (cachorro ou gato) para o Canadá.

1 – Passagem Aérea

Primeiro passo é reservar a “passagem aérea” do cachorro. Não são todas as companhias aéreas que aceitam o transporte de animais, por isso é essencial confirmar antes de definir o voo. Algumas cias aéreas permitem que animais de pequeno porte sejam transportados na cabine junto com os donos. 

Importante: o animal + a bolsa de transporte precisam pesar NO MÁXIMO 10kgs.

Animais acima de 10kgs precisam viajar no compartimento de carga cada cia aérea tem suas exigências. Aqui trago uma atualização de vôos via AirCanadá

Os animais com até 45kg (peso dele somado com o da caixa) devem viajar no compartimento de carga, na Air Canada. Cada passageiro pode levar até dois pets, mas deverá pagar USD$270.00 (mais taxas) para transportar cada um. Para viajar na cabine ou no porão, a Air Canada ainda exige que o bichinho tenha pelo menos 12 semanas de idade e seja totalmente desmamado.

Se você vai viajar com animal para o Canadá por outra companhia aérea, verifique as regras e exigências antecipadamente, e lembre-se que a reserva do transporte de animais na cabine precisa ser feita com bastante antecedência pois existe um limite de animais por voo.

Dois detalhes importantes: apenas um gato ou cão pequeno é permitido por passageiro e o animal de estimação será contabilizado como um item de bagagem de mão.

2 – Vacinas

Cada país tem suas exigências em relação a vacinas e tratamentos que o animal deve ter. No Canadá a principal exigência é a vacina anti-rábica, que deve estar em dia para que seja feito o atestado de saúde. Para filhotes com menos de 3 meses de idade a vacinação anti-rábica é dispensada. O médico veterinário deverá declarar que a vacina não foi efetuada devido a pouca idade.

3 – Certificado Veterinário Internacional (CVI) 

O documento necessário para entrar com o cachorro no Canadá é o Certificado Veterinário Internacional (CVI ou CZI) que no Brasil é emitido pelo Ministério da Agricultura.

A emissão desse documento é gratuita e é preciso que o veterinário do animal preencha um atestado de saúde (formulário aqui) e com esse formulário preenchido e assinado + a carteirinha de vacinação do animal em mãos basta ir até o Ministério da Agricultura – normalmente localizado nos aeroportos.

Importante: é recomendado contatar as unidades emissoras de CVI com, no mínimo, 30 dias de antecedência, uma vez que os atendimentos estão sujeitos a agendamento prévio.

Programe-se para que o atendimento para solicitar o CVI ocorra entre 10 e 2 dias antes da data da viagem, pois o Atestado de Saúde só é válido por até 10 dias e caso esteja vencido não será possível emitir o CVI.

4 – A viagem

Com o animal devidamente vacinado, lugar no vôo reservado, CVI em mãos e bolsinha de transporte preparada chegou a hora da viagem. Algumas dicas importantes para esse momento:

  • Para que o animal se acostume com a bolsinha de transporte vá treinando meses antes da viagem com petiscos e recompensas para que ele se acostume a ficar lá dentro;
  • Chegue no aeroporto com bastante antecedência para o check-in, pois com a reserva para transportar animais não será possível fazer esse procedimento online;
  • Leve um pouco de ração e um potinho para dar água ao cachorro durante o vôo, com a despressurização da cabine ele pode sentir bastante sede;
  • Tapetinhos higiênicos são uma excelente maneira de levar seu cachorro ao banheiro durante o voo, leve o animal até o banheiro da aeronave e forre o chão com o tapete descartável.

5 – Chegando no Canadá

A Canadian Food Inspection Agency (CFIA) regulamenta a entrada de cães e gatos no Canadá, seja por motivos de viagem ou de forma permanente. Sendo assim, além do Certificado Zoossanitário Internacional e da carteira de vacinação, os pets precisam passar por uma inspeção ao chegar em qualquer aeroporto do país.

Essas regras ainda se aplicam para animais em trânsito, ou seja, que estão fazendo uma conexão no Canadá.

Inspeção 

O seu bichinho de estimação deverá passar por uma inspeção ao chegar no Canadá, realizada pela Canada Border Services Agency (CBSA). Nessa etapa, toda a documentação do seu pet será verificada.

A inspeção custa CAD $30,00 + impostos para o primeiro animal; e CAD $5,00 + impostos para cada bichinho de estimação adicional no embarque. 

Não é permitido entrar com nenhum tipo de ração no Canadá.

Algumas informações do que não é necessário:

  • Não existe exigência de sorologia;
  • Não existe exigência de tratamentos específicos;
  • Não exige exame clínico pelo Fiscal Federal Agropecuário, antes do embarque;
  • Não exige quarentena.

E por último, antes de viajar com o pet para a neve, invista em botinhas e protetores, que podem ser facilmente encontrados online e em lojas de artigos veterinários. E ao chegar no Canadá, não deixe de aplicar vaselina nas patinhas do seu pet. O produto hidrata bem o local.

Todo o cuidado é pouco para que seu tempo junto seja incrível !

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!

Logotipo da empresa.
Contate-nos
+55 (11) 4214-7545
+55 (11) 94709-9678
Av. Paulista, 2073
Cj. 1102Horsa 1 - Conjunto Nacional
São Paulo - SP
Todos os direitos reservados © Ana Galdino Assessoria